domingo, 20 de abril de 2014

Vacina durante a gestação

Meninas, esse post é para alertar sobre o esquema de vacinação durante a gravidez.
  • Tétano: mesmo que a gestante esteja com o esquema de vacinação em dia, mas que tenha recebido a última dose há mais de cinco anos, é importante tomar uma dose de reforço. A gestante que desconhecer, ou estiver com o esquema de vacinação desatualizado deverá tomar uma segunda dose de reforço com intervalo de dois meses.
  • Coqueluche: é importante se vacinar, pois a essa é uma doença que ainda não foi erradicada do país e vem atacando mais crianças inclusive com casos de óbito.
    Até novembro de 2013, de acordo o Ministério da Saúde, foram registrados 4.361 casos de coqueluche no Brasil, desses 57 levaram ao óbito (fonte: Ministério da Saúde).  
A recomendação da minha ginecologista foi de tomar a vacina DTPa no sexto mês, que protege contra tétano, difteria e coqueluche, tanto eu quanto meu marido e qualquer outra pessoa que fosse cuidar da nossa Alice.

Eu não achei a DTPa no posto e tive que tomar num laboratório particular, mas a partir de 2014 essa vacina já deveria estar a disposição das gestantes.

Beijos e se cuidem! ;)

Vacinação contra a gripe em outro post.